160 ans d’esprit rive gauche

Quando se pensa em moda em Paris, o nosso pensamento vai direto à Champs Élysées e ao boulevard Haussmann, com suas clássicas Galerie Lafayette e Printemps. Enquanto esses lugares estão cheios de turistas deslumbrados – e espaçosos –, fazendo fila pra entrar na Louis Vuitton, as francesas fogem dos clichês e procuram os lugares ainda “parisienses” pra fazer suas compras.

A loja Le Bon Marché Rive Guache é um desses lugares. Como o próprio nome diz, ela fica na rive gauche (na margem esquerda do Sena), localizada na rue de Sèvres, no 7éme arrondissement. Fundada em 1852 por madame Margarite e monsieur Aristide Boucicaut como a  primeira loja de departamento de Paris, o Bon Marché é hoje muito mais uma concept store.

Pra festejar esses 160 anos de finesse e desbunde, eles juntaram a elegância de Catherine Deneuve e o bom humor da artista iraniana Marjane Satrapi, famosa pelo filme de animação Persépolis. Suas ilustrações à l’esprit rive gauche decoram em preto e branco as vitrines e todo o interior da loja, que traz em exposição uma coleção com 500 criações exclusivas que revisitam o patrimônio visual e histórico do Bon Marché.

No coração da exposição, é exibido um documentário realisado por Loïc Prigent com Mme. Deneuve nos mostrando dez lugares e muitos motivos para flanar pela rive gauche, a sua rive gauche.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s